Bandas

 
  The Police

A história do The Police, umas das maiores bandas de todos os tempos, começou em 1976, quando o baixista Gordon Sumner, mais conhecido como Sting, estava se apresentando em um pub londrino com sua banda de jazz-rock "Last Exit". E foi vista por Stewart Copeland, baterista do "Curved Air", que imediatamente se interessou pelo estilo e técnica do músico. 
Com o fim do Last Exit pouco tempo depois, Copeland e Sting resolvem formar um novo grupo. Juntou-se a eles o guitarrista Henry Padovani, e o trio saiu para uma pequena tour como banda de apoio do vocalista Cherry Vanilla, que estava abrindo shows de Johnny Thunders. 
Já em 1977, adotando definitivamente o nome The Police, que foi escolhido porque o pai de Stewart Copeland era agente da CIA, famoso serviço secreto americano, lançam o primeiro EP, "Fall Out", por um selo independente que era, na verdade, comandado por Copeland e seu irmão Miles, que acabou virando empresário do grupo. 
O EP fez relativo sucesso e o The Police começou a ganhar nome no cenário underground. Até que os caras conhecem Andy Summers, músico que assumiu a segunda guitarra no grupo. Mantiveram essa formação de dois guitarristas por um tempo, até que Padovani deixa a banda. 
Em 1978, novamente como um trio, o Police assina com a gravadora A&M e lançam o single "Roxanne", que apesar de não ter sido bem sucedido, não abalou a confiança dos caras pois logo após gravaram o segundo, "Can't Stand Loosing You", que entrou para a lista dos 50 mais vendidos da Inglaterra. 
Mesmo sem nenhum disco nas lojas, fazem uma breve excursão pelos EUA, cruzando o país numa van alugada. Ainda no mesmo ano, em 1978, gravam o primeiro álbum, "Outandos D'Amour". Esse álbum ficou em sexto lugar nas paradas britânicas e entrou para o Top 30 americano. Os dois primeiros singles são relançados e "Roxanne", inicialmente um fracasso, vira hit.
Em 1979, o The Police lança mais um EP, "Message in a Bottle", que foi direto para o topo das paradas. 
O segundo álbum, "Reggatta de Blanc" teve o mesmo destino e o Police torna-se uma das maiores bandas do mundo. Os caras partem para uma turnê inusitada, tocando em países que não eram rota entre os artistas como a Índia, Egito e Grécia. E antes de gravarem o terceiro álbum, "Zenyatta Mondatta", a banda solta em 1980, o EP "Dont Stand So Close To Me", que também foi número 1 no Reino Unido e subiu na parada americana. Em 1981, o Police conquista o mundo com o hit "De Do Do Do, De Da Da Da" faturando 3 Grammys. 
Em 1983, Apesar do público crescer a cada show, os integrantes do The Police iniciam suas respectivas carreiras solo. O álbum de maior sucesso de toda a careira, "Synchronicity", foi lançado e liderou as paradas americanas e inglesas por 17 semanas. Seguiu-se então, uma bem sucedida turnê de divulgação do disco, porém, após o término da mesma, o grupo se separou. 
Desde então, houveram poucas reuniões do Police em alguns shows especiais, eventos e aparições em programas de rádio e TV, sendo que até hoje, seus integrantes seguem carreira solo.


RÁDIO UNIFEV FM
FREV - Fundação Rádio Educacional de Votuporanga

08/05/2006 - 17h38min