Bandas

 
  Coldplay

O Coldplay foi formado em 1996, em Londres, pelos estudantes universitários Chris Martin, vocais, guitarra e piano, Jonny Buckland, guitarra, Guy Berryman, baixo, e Will Champion, bateria.
Os quatro ensaiavam exaustivamente e tocavam em todos os lugares possíveis, como explica Chris: "Costumávamos tocar em banheiros, no porão, até mesmo em parques. Em qualquer lugar que encontrássemos para tocar". 
Já conhecido pelo seu perfeccionismo, o Coldplay compôs, ensaiou e lançou o EP Safety e produziram 500 cópias, todas vendidas. Com isso, conseguiram uma apresentação no festival de música The City, em Manchester, em 1998. O show chamou a atenção de Simon Williams, da gravadora Fierce Panda. Então, o grupo foi contratado para o lançamento do single "Brothers And Sisters". A repercussão da música dos rapazes logo fez com que eles assinassem com a gravadora Parlaphone, lançando o álbum Parachutes em 2000. O reconhecimento não demorou a chegar. O enorme sucesso dos hits ''Yellow'' e ''Trouble'' alavancou o disco de estréia do quarteto para a primeira posição das paradas britânicas e a imprensa musical do país elegeu o Coldplay como a Banda do Ano de 2000.
Em 2002, após divulgar o álbum exaustivamente em turnês pelo mundo inteiro. É lançado o segundo trabalho do Coldplay, batizado de "A Rush of Blood To The Head", chegou mais trade do que o esperado, mas também foi muito bem recebido. Eles utilizaram a mesma equipe de "Parachutes". Ken Nelson co-produziu e mixou com a banda, e Mark Phythain lidou com os computadores. Deram início aos trabalhos em outubro de 2001, e a gravação já estava encerrada perto do Natal. Insatisfeitos com o resultado, os caras voltaram à Liverpool, dispostos a melhorar o material. E seguiu a emplacar sucesso após sucesso. ''In my Place'', ''The Scientist'' e ''Clocks'' foram algumas das músicas que renderam três Grammy e vários prêmios da MTV ao conjunto, além de ajudarem o disco a vender mais de 9 milhões de cópias em todo o mundo.
Com a agenda lotada, e shows pelo mundo inteiro, Martin ainda arrumou tempo para se casar com a atriz americana Gwyneth Paltrow em dezembro de 2003 e militar para que os países ricos perdoassem a dívida do Terceiro Mundo. E não é surpresa que o mais recente trabalho do grupo, ''X&Y'', lançado em maio de 2005, consolida de vez a banda como uma das maiores da atualidade. Com o primeiro e explosivo single ''Speed of Sound'' e outras pérolas, como ''Fix You'' e ''Talk'', o Coldplay parece dizer: viemos para ficar e para colocar o nosso nome entre os grandes da história do Rock.       
 


RÁDIO UNIFEV FM
FREV - Fundação Rádio Educacional de Votuporanga

29/05/2006 - 18h00min