Bandas

 
  U2

Bono Vox - vocal
The Edge - guitarra
Adam Clayton - baixo
Larry Mullen Jr. - bateria

 


A história do U2 começou em Dublin (Irlanda), em 1976. Larry Mullen Jr. tocava bateria e estava decidido a montar uma banda.
Ele colocou um anúncio no mural do colégio onde estudava e apareceram cinco interessados:
Adam Clayton, Dick e Dave Evans, Peter Martin e Ivan McCormicke.
Os seis começaram a ensaiar, tocando covers de sucessos da época, e escolheram um nome para o grupo: Feedback.
Um dia, Paul Hewson (que mais tarde recebeu o apelido de Bono Vox e, mais tarde ainda, reduziu para Bono) foi assistir a um ensaio da banda.
Ficou amigo dos caras e se juntou ao grupo. Logo em seguida, Dick, Peter e Ivan abandonaram a banda. Adam era o baixista, Dave (que depois virou The Edge) ficou com a guitarra e Bono, com os vocais. Pouco tempo depois, o Feedback se inscreveu no concurso de novos talentos da escola. O show detonou, mas eles não ganharam o concurso. A banda, então, decidiu trocar o nome Feedback por Hype. Adam ficou amigo de um roqueiro influente da época, que deu umas várias dicas de nomes legais pra banda e sugeriu "U2" (nome de um avião de guerra utilizado pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial).
Aos poucos a banda foi criando composições próprias e fazendo pequenos shows pela Irlanda. Adam Clayton, o "relações-públicas" do U2, acabou conseguindo um empresário, Paul McGuiness que, por incrível que pareça, trabalha com os caras até hoje. O U2 gravou uma fita demo e Paul McGuiness saiu à procura de gravadoras. Até 1978, a banda não conseguiu nada.
Foi quando um jornalista inglês assistiu a uma apresentação do U2 e curtiu.
Bono e companhia foram convidados a tocar na Inglaterra e as portas para o sucesso se abriam. Em 1979, o U2 conseguiu um contrato para lançar o primeiro EP: "U2 Three". No ano seguinte saiu o primeiro disco, "Boy".
Em 1981, a banda lançou o seu segundo trabalho "October".
O disco seguinte, de 83, foi sucesso mundial. "War", carregado de temas políticos, vendeu bem, reforçado pelo sucesso "Sunday Bloody Sunday".
A Turnê de "War" se prolongou e foi lançada uma coletânea de oito músicas ao vivo "Under a Blood Red Sky" gravada em 1983.
Em 84, o U2 começou a trabalhar no próximo disco, "The Unforgettable Fire".
Nessa época, os caras ainda não estavam ricos mas a situação financeira tinha melhorado muito. Os shows rolavam nos 4 cantos do mundo, eram cada vez maiores e mais freqüentes. Em 1987 foi lançada "Wide Awake In America", uma pequena coletânea de sons antigos. Logo em seguida saiu "The Joshua Tree". Com este cd, o U2 definitivamente decolou para o sucesso.O álbum vendeu mais de 18 milhões de cópias, batendo todos os recordes e chegando ao topo da parada de vários países. Com o sucesso, Paul McGuinness conseguiu convencer Bono e companhia a fazerem um filme mostrando a vida do U2 na estrada. Em 1988 é lançado o longa "Rattle and Hum". A trilha sonora saiu em vinil duplo e foi um sucesso. O filme, nem tanto, ficou meio de lado.
Em 1991, a banda começa a produzir o álbum que mudaria totalmente o seu estilo da banda: "Achtung Baby". O som do U2 se tornou meio dark e mais pop.
A turnê de divulgação do novo trabalho, a Zoo Tv, foi impressionante. O palco contava com vários telões, câmeras de video, além de objetos espalhados e pendurados pelo palco.
Em 1996, o U2 resolveu produzir um novo cd. "Pop", com influências de música eletrônica, foi lançado no começo de 1997. A turnê que rolou após o lançamento, a Popmart, foi tão grande quanto a anterior. O palco trazia um telão de 17 por 57 metros, um arco amarelo gigantesco e, ao lado, um enorme limão e uma azeitona espetada num palito.
No final de 1998, já encerrada a turnê, a banda lançou a coletânea "The Best Of 1980-1990", com os maiores sucessos do grupo ao longo de sua carreira.
No final de 2000 saiu "All That You Can't Leave Behind". Com esse álbum, uma nova esperança surge. O U2 deixa um pouco de lado as experimentações e exageros e se aproxima mais do estilo de som que marcou o início da carreira. A balada "Beautiful Day" é o principal destaque. 
Em 2002, chega "The Best Of 1990-2000", a continuação da primeira coletânea, de 1998, englobando agora a segunda década de sucessos do grupo.  
Em 2003 O U2 lançou o DVD “U2 Go Home: Live Form Slane Castle, Ireland”, com uma apresentação ao vivo na Irlanda, em 2001. A compilação traz ainda um documentário de 1984, época que o disco “Unforgettable Fire” foi gravado no mesmo local. 
O mais recente trabalho do U2 “How to Dismantle an Atomic Bomb”, foi lançado em 2004 e atingiu a marca de 840 mil cópias na primeira semana.


RÁDIO UNIFEV FM
FREV - Fundação Rádio Educacional de Votuporanga

29/06/2006 - 17h14min