Bandas

 
  Ramones

Em 1976, nasceu uma das maiores bandas americanas de punk-rock, que traziam letras muito pouco convencionais, despojadas, com temas sobre punks e delinquentes. O Ramones surgiu a partir da união de dois amigos, Joey, Jeffrey Hyman, e Johnny, Mitch Hyman, que montaram uma banda, fizeram vários shows independentes e resolveram batizá-la de "Ramones", em homenagem ao produtor Phil Ramone, e adotaram o segundo nome de todos integrantes como Ramone, para parecer uma grande família.
Com Joey no vocal, Johnny na guitarra, Dee Dee no baixo e Tommy na bateria, lançaram  o primeiro álbum em 1976, "Ramones", que foi um fiasco nos Estados Unidos mas sucesso na Europa.
Em janeiro de 1977, o Ramones já gravava seu segundo álbum: Ramones- Leave Home.
A fama do grupo aumentava junto com os problemas de Dee Dee com as drogas. Mesmo assim, ele estava em uma fase muito criativa.
Logo após oito meses de lançamento do Leave Home, os Ramones estavam no estúdio para gravar a obra-prima da banda e considerada também por muitos, o álbum revolucionário do rock, o "Rocket to Russia". O disco ficou em sexto lugar na lista de discos mais vendidos, que viria a se transformar num dos maiores discos do gênero e atingem a popularidade mundial.
Em 1979, após o lançamento do ao vivo "It's Alive", Tommy deixa a banda, vira produtor e Marc Bell, mais conhecido como Marky Ramone, passa a ser o baterista dos Ramones, que permaneceu na banda até 1980.
Em 1981, Richie assumiu a bateria de Marky Ramone e lançaram quatro álbuns imortais no gênero: "Too Tough, To Die", "Animal Boy", "Halfway To Sanity" e "Brain Drain".
Mas em 1986, Richie também saiu sendo substituído por Clem Burke, ex-Blondie.
Em 1987, Richie retorna para os Ramones, mas é a vez de Dee Dee deixar o grupo e ser substituído por CJ, e lançam em 1991, o álbum "Loco Live", seu primeiro disco ao vivo a ser lançado oficialmente nos Estados Unidos.
Em setembro de 1992 os Ramones lançaram Mondo Bizarro. O álbum provocou um novo estouro da banda em todo mundo, fazendo dos Ramones a atração principal em vários festivais de rock na Europa. Em 94 lançam o também aclamado Acid Eaters.
Em 1995, Tudo estava indo bem até que, sem nenhum motivo aparente, os Ramones anunciaram que estavam se separando. Gravam então o disco de despedida Adios Amigos. Em 1996, a banda anuncia que os Ramones haviam acabado e estava se separando, após 21 anos de estrada, deixando um legado incomparável do gênero punk-rock. Joey segue sua carreira solo com Marky na bateria, CJ segue com a banda Los Gusanos e Johnny, se dedicará à sua coleção de filmes de horror e discos antigos.
Cada integrante cuidava de seus projetos, e os boatos de que o Ramones voltaria crescia cada vez mais. Nessa época, foi descoberto que Joey estava fazendo tratamento contra o câncer e que seu estado de saúde não era nada bom.
Até que em 2001, o sonho da volta dos Ramones termina, Joey Ramone morre, e logo depois em 2002, Dee Dee Ramone faleceu, em decorrência de uma overdose.
Anos depois, em 2004, Johnny Ramone morre após cinco anos lutando contra um câncer de próstata.
Em 2005 chegou às lojas o DVD “End of The Century: The Story of The Ramones”, um documentário sobre a trajetória da banda. O material traz diversas entrevistas, cenas de bastidores, depoimentos de personalidades, imagens ao vivo, e uma vídeo-aula com o baterista Marky Ramone.
Em junho, o baterista esteve no Brasil se apresentando em um show do programa “Garagem”, da rádio Brasil 2000, ao lado de nomes como João Gordo, Derrick e Igor Cavaleira do Sepultura.

 


RÁDIO UNIFEV FM
FREV - Fundação Rádio Educacional de Votuporanga

19/10/2006 - 17h34min