Bandas

 
  Nando Reis

José Fernando Gomes dos Reis, ou simplesmente Nando Reis, nasceu no ano de 1963, na capital de São Paulo. Começou sua carreira musical como baixista do grupo pop-pós-punk-rock Titãs, em 1982. Desde então, tem se destacado como um dos principais mentores, compositores e cantores da banda, ao lado de Arnaldo Antunes, que deixou a formação em 1992 para seguir carreira-solo, e Paulo Miklos, da formação original dos Titãs. Praticamente, a partir de 1994, e principalmente a partir da saída de Arnaldo Antunes, Nando Reis começa a ocupar um espaço de criação importante, não apenas nos Titãs, mas como fora dele.
Em 1995, Nando Reis lançou seu primeiro disco solo intitulado ‘12 de Janeiro’ pela gravadora WEA, que foi muito bem recebido pela imprensa e público. Em 1999, destaca-se mais uma vez no cenário musical, desta vez como produtor do disco de Cássia Eller – ‘Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo’ lançado pela gravadora Universal Music, um dos trabalhos de destaque na carreira da cantora, que canta composições exclusivas de Nando Reis para ela no disco.
No ano 2000, Nando Reis reaparece com um excelente trabalho solo (seu segundo), intitulado ‘Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro’ também pela gravadora WEA. Com este disco, ele firma-se, não apenas como um dos principais compositores da música pop brasileira, mas também como um dos mais modernos arranjadores e letristas de seu segmento musical e também um compositor de qualidade em trabalhos conjuntos com Marisa Monte e Carlinhos Brown.
Apaixonado por futebol e principalmente pelo São Paulo, Nando Reis mantém uma coluna semanal sobre este tema no jornal O Estado de S. Paulo. Nando Reis ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário", gravados por Cássia Eller; "Resposta" e "Partida de Futebol", gravados pelo grupo mineiro Skank; "Do seu lado", gravado pelo, também mineiro, Jota Quest e "Onde Você Mora?", gravado pelo grupo Cidade Negra. Isso sem falar na vasta coleção de hits compostos durante sua permanência nos Titãs.
Com o lançamento do DVD e CD AO VIVO MTV, a música "Por onde andei", uma balada romântica, fez com que suas músicas e seu talento fosse reconhecido pelo grande publico, que em sua maioria só o conhecia pelas músicas com os Titãs e a Cássia Eller. Gravado inicialmente para o canal MTV, o “Luau MTV – Nando Reis e Os Infernais” seria mais um programa da série, se não fossem alguns bons detalhes que fizeram a diferença. O registro significa para Nando uma volta ao passado, que por sugestão do amigo Max Pierre, virou CD e DVD.
Todo o sucesso de Nando Reis foi reconhecido por sua indicação na categoria "Melhor Show" no Vídeo Music Brasil deste ano. Nando Reis foi um dos indicados para esta categoria com a turnê “Luau MTV”, projeto que foi ensaiado na sua casa de praia do artista, em Ubatuba, São Paulo, e gravado na Praia Vermelha. E o próprio Nando Reis nos conta como foi a sua reação ao saber de sua indicação...

 

Discografia
1995 - 12 de Janeiro
2000 - Para Quando o Arco-íris Encontrar o Pote de Ouro
2002 - Infernal
2003 - A letra A
2004 - MTV Ao Vivo - Nando Reis e Os Infernais
2006 - Sim e Não - Nando Reis e Os Infernais
2007 - Luau MTV - Nando Reis e Os Infernais


 


RÁDIO UNIFEV FM
FREV - Fundação Rádio Educacional de Votuporanga

27/08/2007 - 16h23min