Bandas

 
  Eminem

Marshall Bruce Mathers, mais conhecido como Eminem, nasceu em Kansas City (EUA), em 1974.
Eminem teve uma infância louca. Sua mãe não tinha condições de cuidar dele e do irmão direito e, por esse motivo, eles mudavam constantemente de casa. A cada 3 meses uma nova mudança, uma nova escola. Ele e seu irmão não conseguiam fazer amigos porque quando estavam se acostumando à nova realidade, tinham que mudar de cidade. Eminem cresceu lendo gibis e vendo TV.
O hip hop foi apresentado a Eminem pelo seu tio, Ronnie, que lhe deu de presente uma cópia da música "Reckless". Ronnie se suicidou algum tempo depois e deixou o garoto traumatizado.
Quando completou 12 anos, sua mãe finalmente se estabilizou na parte leste de Detroit. Lá ele começou a sair com amigos e a escutar rappers como LL Cool J e 2 Live Crew. Aos 17 anos, Emimem largou a escola, depois de repetir 3 vezes o primeiro colegial, para se dedicar à música. Em 1997, Eminem se juntou ao amigo Proff e a mais quatro rappers e formou o grupo Dirty Dozen (D12). Juntos, lançaram o álbum “Infinite”, por uma gravadora local, a FBT Productions. O disco foi um fracasso. Os críticos diziam que a música parecia com Nas e Jay-Z. Logo após dar uma cópia do disco a uma amiga produtora, ela conseguiu um lugar para Eminem nas Olimpíadas de Rap em Los Angeles. O cara conquistou o segundo lugar na competição de freestyling.
Durante a viagem, Eminem e o seu empresário, Paul Rosenberg, deram a algumas pessoas da gravadora Interscope Records uma fita demo e ele fez sua estréia em uma rádio de renome no Wake Up Show com Sway and Tech. Notando que esta seria a oportunidade de sua vida, Eminem proferiu uma mescla furiosa de letras que impressionou os seus anfitriões e toda a audiência da rádio.
Dr. Dre, o legendário criador do The Chronic e N.W.A., e atual presidente da gravadora Aftermath Entertainment ouviu a apresentação do cara e correu para trabalhar com ele. Eminem entrou em estúdio e gravou o “Slim Shady LP”, álbum que mesmo sendo sucesso de público levantou duras críticas por suas letras polêmicas e seus ataques à família e a celebridades. Eminem causou tanta confusão na época que todos entraram com processo contra ele, incluindo sua mãe, mulher e avó. No começo de 1999, Eminem mais uma vez chamou a atenção de todos com o clipe de “My Name Is”, no qual ele tirava uma com a cara de várias celebridades, de Marilyn Manson ao presidente dos Estados Unidos. Em Maio de 2000, estava nas lojas “Marshall Mathers”, seu segundo trabalho. O álbum foi um grande sucesso, consolidando a carreira do rapper. Em 2001, Eminem veio com “The Eminem Show”. O álbum, co-produzido por Dr. Dre, tem grande influencia dos anos 70, com muitas guitarras mescladaso ao hip hop. 
Esse ano chegou às lojas, junto com o filme protagonizado pelo Eminem, a trilha sonora de “Rua das Ilusões – 8 Miles”. O CD reúne nomes consagrados como D12 (Rap Game), Jay-Z e Freeway (8 Miles And Runnin´), Gangstarr (Battle) e Macy Gray (Time Of My Life), entre outros.

 

 


RÁDIO UNIFEV FM
FREV - Fundação Rádio Educacional de Votuporanga

09/06/2004 - 11h16min