Bandas

 
  Chico Science e Nação Zumbi

O grupo Nação Zumbi foi criado em 1990, sob a liderança de Chico Science. Com ideais e diversas influências sonoras, eles mesclaram duas bandas que já existiam em Recife. Loustaf, da qual Chico fazia parte, e Lamento Negro, bloco afro de Gilmar Bolla 8. Dessa união, surge Chico Science e Nação Zumbi, que uniu tambores, muita percussão, guitarras funk psicodélicas e letras inspiradas.

A primeira apresentação de Chico Science e Nação Zumbi foi em 1991, em Olinda, em uma festa chamada "Black Planet". Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um manifesto do movimento Manguebit, o Manifesto dos Caranguejos com Cérebro, que tem como símbolo uma antena parabólica colocada na lama.

Em 1992 pela primeira vez tocaram em São Paulo, junto com o Mundo Livre S/A, no espaço Aeroanta, dentro do projeto "Movimento Manguebit". Após muitos elogios, em 1993, no Festival Abril Pro Rock, surgiu o contrato com a gravadora Sony Music. Gravaram o primeiro CD, Da Lama ao Caos, produzido por Liminha. O segundo CD, Afrociberdelia, contou com as participações de Gilberto Gil e Marcelo D2e CS e NZ já eram conhecidos no Brasil com o Movimento Mangue Bit.

Em 1997, Chico Science sofreu um acidente de carro às vésperas do Carnaval em Recife/Olinda e faleceu. O carnaval daquele ano não foi como os outros, ninguém pode esconder a tristeza pela perda do mais carismático dos magueboys. Em abril, Nação Zumbi volta a se apresentar, novamente no Festival Abril Pro Rock, o show ainda contou com a participação de Max Cavalera (Soufly).

O Nação Zumbi agora sem o eterno Chico Science, lançou um CD duplo, intitulado Chico Science e Nação Zumbi, com as músicas dos dois primeiros CDs e algumas remixadas. Fora da Sony, lançaram o Rádio S.Amb.A, com canções inéditas. O CD saiu pela YBRAZIL?Music. Receberam inúmeras críticas positivas do CD e receberam prêmios com o CD. No inicio de 2002, fecharam um contrato com a gravadora Trama.

Da MTV aos cadernos de cultura dos grandes jornais de São Paulo, passando por revistas especializadas e um programa especial na Globo Nordeste, todo mundo abriu um espaço para a Mangue Beat de Chico Science e Nação Zumbi.


RÁDIO UNIFEV FM
FREV - Fundação Rádio Educacional de Votuporanga

19/04/2005 - 11h40min