HOME
RADIO UNIFEV
TORPEDO
PROGRAMAÇÃO
BANDAS
INTERNOTAS
RÁDIO AO VIVO
ESTÁGIOS E EMPREGOS
CIBER UNIFEV
CONTATO
Ouvidoria

 
 

:: U2

Bono Vox - vocal
The Edge - guitarra
Adam Clayton - baixo
Larry Mullen Jr. - bateria

 


A história do U2 começou em Dublin (Irlanda), em 1976. Larry Mullen Jr. tocava bateria e estava decidido a montar uma banda.
Ele colocou um anúncio no mural do colégio onde estudava e apareceram cinco interessados:
Adam Clayton, Dick e Dave Evans, Peter Martin e Ivan McCormicke.
Os seis começaram a ensaiar, tocando covers de sucessos da época, e escolheram um nome para o grupo: Feedback.
Um dia, Paul Hewson (que mais tarde recebeu o apelido de Bono Vox e, mais tarde ainda, reduziu para Bono) foi assistir a um ensaio da banda.
Ficou amigo dos caras e se juntou ao grupo. Logo em seguida, Dick, Peter e Ivan abandonaram a banda. Adam era o baixista, Dave (que depois virou The Edge) ficou com a guitarra e Bono, com os vocais. Pouco tempo depois, o Feedback se inscreveu no concurso de novos talentos da escola. O show detonou, mas eles não ganharam o concurso. A banda, então, decidiu trocar o nome Feedback por Hype. Adam ficou amigo de um roqueiro influente da época, que deu umas várias dicas de nomes legais pra banda e sugeriu "U2" (nome de um avião de guerra utilizado pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial).
Aos poucos a banda foi criando composições próprias e fazendo pequenos shows pela Irlanda. Adam Clayton, o "relações-públicas" do U2, acabou conseguindo um empresário, Paul McGuiness que, por incrível que pareça, trabalha com os caras até hoje. O U2 gravou uma fita demo e Paul McGuiness saiu à procura de gravadoras. Até 1978, a banda não conseguiu nada.
Foi quando um jornalista inglês assistiu a uma apresentação do U2 e curtiu.
Bono e companhia foram convidados a tocar na Inglaterra e as portas para o sucesso se abriam. Em 1979, o U2 conseguiu um contrato para lançar o primeiro EP: "U2 Three". No ano seguinte saiu o primeiro disco, "Boy".
Em 1981, a banda lançou o seu segundo trabalho "October".
O disco seguinte, de 83, foi sucesso mundial. "War", carregado de temas políticos, vendeu bem, reforçado pelo sucesso "Sunday Bloody Sunday".
A Turnê de "War" se prolongou e foi lançada uma coletânea de oito músicas ao vivo "Under a Blood Red Sky" gravada em 1983.
Em 84, o U2 começou a trabalhar no próximo disco, "The Unforgettable Fire".
Nessa época, os caras ainda não estavam ricos mas a situação financeira tinha melhorado muito. Os shows rolavam nos 4 cantos do mundo, eram cada vez maiores e mais freqüentes. Em 1987 foi lançada "Wide Awake In America", uma pequena coletânea de sons antigos. Logo em seguida saiu "The Joshua Tree". Com este cd, o U2 definitivamente decolou para o sucesso.O álbum vendeu mais de 18 milhões de cópias, batendo todos os recordes e chegando ao topo da parada de vários países. Com o sucesso, Paul McGuinness conseguiu convencer Bono e companhia a fazerem um filme mostrando a vida do U2 na estrada. Em 1988 é lançado o longa "Rattle and Hum". A trilha sonora saiu em vinil duplo e foi um sucesso. O filme, nem tanto, ficou meio de lado.
Em 1991, a banda começa a produzir o álbum que mudaria totalmente o seu estilo da banda: "Achtung Baby". O som do U2 se tornou meio dark e mais pop.
A turnê de divulgação do novo trabalho, a Zoo Tv, foi impressionante. O palco contava com vários telões, câmeras de video, além de objetos espalhados e pendurados pelo palco.
Em 1996, o U2 resolveu produzir um novo cd. "Pop", com influências de música eletrônica, foi lançado no começo de 1997. A turnê que rolou após o lançamento, a Popmart, foi tão grande quanto a anterior. O palco trazia um telão de 17 por 57 metros, um arco amarelo gigantesco e, ao lado, um enorme limão e uma azeitona espetada num palito.
No final de 1998, já encerrada a turnê, a banda lançou a coletânea "The Best Of 1980-1990", com os maiores sucessos do grupo ao longo de sua carreira.
No final de 2000 saiu "All That You Can't Leave Behind". Com esse álbum, uma nova esperança surge. O U2 deixa um pouco de lado as experimentações e exageros e se aproxima mais do estilo de som que marcou o início da carreira. A balada "Beautiful Day" é o principal destaque. 
Em 2002, chega "The Best Of 1990-2000", a continuação da primeira coletânea, de 1998, englobando agora a segunda década de sucessos do grupo.  
Em 2003 O U2 lançou o DVD “U2 Go Home: Live Form Slane Castle, Ireland”, com uma apresentação ao vivo na Irlanda, em 2001. A compilação traz ainda um documentário de 1984, época que o disco “Unforgettable Fire” foi gravado no mesmo local. 
O mais recente trabalho do U2 “How to Dismantle an Atomic Bomb”, foi lançado em 2004 e atingiu a marca de 840 mil cópias na primeira semana.


Rádio UNIFEV FM - Esta Rádio Pega!!!
29/06/2006 - 17h14min
imprimir
 
 
  3 Doors Down
  AC/DC
  Aerosmith
  Alanis Morissette
  Alice in Chains
  Angra
  Arnaldo Baptista
  Audioslave
  Avril Lavigne
  B-52’s
  Barão Vermelho
  Biquíni Cavadão
  Black Sabbath
  Blink-182
  Blur
  Bob Dylan
  Bruce Springsteen
  Camisa de Vênus
  Capital Inicial
  Charlie Brown Jr.
  Chico Science e Nação Zumbi
  Coldplay
  CPM 22
  Detonautas Rock Clube
  Dire Straits
  Duran Duran
  Eminem
  Evanescence
  Faith No More
  Foo Fighters
  Green Day
  Guns n' Roses
  Heart
  Information Society
  Ira!
  Jack Johnson
  Jota Quest
  Kiss
  Legião Urbana
  Linkin Park
  Los Hermanos
  Magazine
  Metallica
  Midnight Oil
  Mutantes
  Nando Reis
  Nirvana
  O Rappa
  Oasis
  Patu Fu
  Pearl Jam
  Pink Flyd
  Pitty
  Pixies
  Plebe Rude
  R.E.M
  Raimundos
  Ramones
  Raul Seixas
  Red Hot Chili Peppers
  Rush
  Siouxsie And The Banshees
  Skank
  Skid Row
  System of a Down
  Talking Heads
  The Beatle
  The Clash
  The Cure
  The Deep Purple
  The Doors
  The Police
  The Smashing Pumpkins
  Tihuana
  Tina Turner
  U2
  Ultraje a Rigor

RÁDIO UNIFEV FM - Fundação Rádio Educacional de Votuporangas
Rua Pernambuco, 4196 - (17) 3405 9996 - CEP 15500-006