HOME
RADIO UNIFEV
TORPEDO
PROGRAMAÇÃO
BANDAS
INTERNOTAS
RÁDIO AO VIVO
ESTÁGIOS E EMPREGOS
CIBER UNIFEV
CONTATO
Ouvidoria

 
 

:: Pearl Jam

O Pearl Jam surgiu na década de 80, em Seattle. O guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament que eram amigos, formaram uma banda de hard-rock chamada de Green River ao lado do guitarrista Steve Turner e o vocalista Mark Arm. Essa banda achegou a lançar um álbum e um EP, mas se desfez em 88 quando Arm e Turner formariam logo depois o Mudhoney. Stone e Jeff continuaram juntos e, com o vocalista Andrew Wood, formam uma outra banda chamada Mother Love Bone. Logo após o lançamento do primeiro álbum da banda, vocalista Andrew Wood, morre, vítima de uma overdose de heroína. Os dois companheiros de Wood, sem outra opção, saíram à procura de um novo vocalista. Logo gravam uma fita demo com 3 músicas instrumentais que, por intermédio do ex-baterista do Red Hot Chili Peppers, Jack Irons, caiu nas mãos do então vocalista desempregado Eddie Vedder. Nascia então o que seria o primeiro embrião do Pearl Jam...
Depois de se conhecerem, Jeff, Stone, Mike e Eddie decidem formar definitivamente um novo grupo, e para isso ganham o reforço do baterista Dave Krusen. Nascia definitivamente então o Pearl Jam.
A princípio, o nome da banda seria Mookie Blaylock, mas Vedder sugere o nome Pearl Jam, que seria uma homenagem a uma geléia com poderes alucinógenos que sua avó fazia.
O primeiro contrato com uma gravadora de grande porte foi em 1991 com a Epic Records, aonde foi lançado o primeiro álbum “Tem”.
Este disco emplacou vários hits nas rádios e na MTV, como "Alive", "Jeremy"e "Even Flow". Ainda nesta época a banda teve a sua primeira baixa, o baterista Dave Krusen foi substituído por Dave Abbruzzese.
Em 1992 os caras entram na onda o acústico e gravam  o MTV Unplugged. Já 93 saiu dois singles chamados Daughter e Animal. Em outubro deste mesmo ano sai "Vs". O sucesso do grupo se tornava cada vez maior com a gravação de singles como Spin In The Black Circle e do próximo álbum "Vitalogy". Foi nesta mesma época que Dave Abbruzzese foi mandado embora do grupo. Seu substituto foi o ex-Chilli Peppers Jack Irons.
Em 1994, já nas lojas, o disco "Vitalogy" não vende tão bem quanto os anteriores, e a tensão entre a banda aumenta. Vitalogy não chega a ser um fracasso, mas a significativa diminuição de cópias vendidas é diretamente causada pelo boicote que a banda sofre por parte da imprensa em geral, devido à postura anticomercial adotada por eles.
Em 1995, a banda sai em numa turnê mundial com Neil Young, e em 96 o Pearl Jam resolve fazer uma pausa, e sai de cena por um tempo.
Em 1997 os caras voltam à ativa e gravam um novo trabalho "No Code". O disco não foi um sucesso, mas mesmo assim vendeu bem, e mais uma vez eles partem para uma nova turnê de quase dois anos, sempre com casa cheia.
Em 1998, sai os singles "Given To Fly", "Wishlist", e o novo álbum "Yeld", com o primeiro vídeo "Single Video Theory".
Ainda em 98, chegou às lojas o primeiro registro ao vivo do grupo: "Live On Two Legs". Este foi também o primeiro trabalho do grupo com o ex-baterista do Soundgarden, Matt Cameron. O grupo aparece com a música "Last Kiss", uma bela e simples balada, que tocou exaustivamente nas rádios do Brasil. No mesmo ano a banda termina as composições do álbum "Binaural" que acabou sendo lançado em 2000, porém, sem a agressividade que marcou o início da carreira.
Em 2002, chega "Riot Act", um pouco mais pesado que o trabalho anterior e que trouxe de volta, inclusive, a rebeldia do Pearl Jam, pelo menos nas apresentações ao vivo onde o vocalista Eddie Vedder criticava duramente o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush e a guerra no Iraque.  Nesta época a banda passa a comercializar em seu site oficial gravações de quase todos os shows realizado em turnê.
Somente em 2004, é que o Pearl Jam anunciara a produção de um disco inédito. O material, entretanto, não tem título e nem data pra sair. E não só isso não, as caras continuam sem gravadora. Este ano os caras eles novamente entram em turnê mundial. Pra nossa alegria uma passadinha aqui por terras tupiniquins, e fizeram algumas apresentações antológicas, para ninguém esquecer jamais.
Em 2 de maio de 2006, a banda lançou Pearl Jam. O álbum, auto-entitulado, traz como destaque o excelente trabalho de guitarras de Stone Gossard e Mike McCready. O discurso do álbum, ao longo de suas 13 faixas, é na sua maioria, anti-guerra, criticando severamente, à semelhança de Riot Act, o governo de George W. Bush. O single World Wide Suicide, foi disponibilizado meses antes do lançamento oficial do álbum, de forma gratuita no site oficial da banda.
Pearl Jam é o primeiro trabalho da banda fora da gravadora Epic. Quando perguntado da simplicidade do nome do álbum, Eddie respondeu: "Há tanta informação nas canções e nas letras, que dá a sensação que mais um título seria pretensão demais".
Destaque para a faixa que é o primeiro single do álbum World Wide Suicide, a forte Comatose, a contagiante Army Reserve e a finalizar Inside Job com uma letra e melodia fantásticas.
Como forma de divulgação do álbum, a banda tocou duas músicas do novo álbum (World Wide Suicide e Severed Hand) no humorístico Saturday Night Live. Fazia 12 anos desde a última apresentação da banda no programa.

 

 


Rádio UNIFEV FM - Esta Rádio Pega!!!
16/10/2007 - 10h45min
imprimir
 
 
  3 Doors Down
  AC/DC
  Aerosmith
  Alanis Morissette
  Alice in Chains
  Angra
  Arnaldo Baptista
  Audioslave
  Avril Lavigne
  B-52’s
  Barão Vermelho
  Biquíni Cavadão
  Black Sabbath
  Blink-182
  Blur
  Bob Dylan
  Bruce Springsteen
  Camisa de Vênus
  Capital Inicial
  Charlie Brown Jr.
  Chico Science e Nação Zumbi
  Coldplay
  CPM 22
  Detonautas Rock Clube
  Dire Straits
  Duran Duran
  Eminem
  Evanescence
  Faith No More
  Foo Fighters
  Green Day
  Guns n' Roses
  Heart
  Information Society
  Ira!
  Jack Johnson
  Jota Quest
  Kiss
  Legião Urbana
  Linkin Park
  Los Hermanos
  Magazine
  Metallica
  Midnight Oil
  Mutantes
  Nando Reis
  Nirvana
  O Rappa
  Oasis
  Patu Fu
  Pearl Jam
  Pink Flyd
  Pitty
  Pixies
  Plebe Rude
  R.E.M
  Raimundos
  Ramones
  Raul Seixas
  Red Hot Chili Peppers
  Rush
  Siouxsie And The Banshees
  Skank
  Skid Row
  System of a Down
  Talking Heads
  The Beatle
  The Clash
  The Cure
  The Deep Purple
  The Doors
  The Police
  The Smashing Pumpkins
  Tihuana
  Tina Turner
  U2
  Ultraje a Rigor

RÁDIO UNIFEV FM - Fundação Rádio Educacional de Votuporangas
Rua Pernambuco, 4196 - (17) 3405 9996 - CEP 15500-006