HOME
RADIO UNIFEV
TORPEDO
PROGRAMAÇÃO
BANDAS
INTERNOTAS
RÁDIO AO VIVO
ESTÁGIOS E EMPREGOS
CIBER UNIFEV
CONTATO
Ouvidoria

 
 

:: The Beatle

Em 1956, John Lennon e alguns amigos do colégio formaram uma banda chamada The Quarrymen que era inspirada num grupo liderado pelo rei britânico Lonnie Donegan. No dia 6 de julho de 1957, John conhece Paul McCartney num show que fazia no pátio da Igreja de Woolton. Paul nunca esquece de quando se conheceram: John usava costeletas e, apesar da pouca idade, estava bêbado. Como Paul sabia mais acordes que John, Paul logo se tornou um Quarrymen. Em 1958, Paul levou para a banda um outro guitarrista, um amigo do colégio chamado George Harrison. George também era fanático por rock´n´roll, mostrava progressos como músico e podia tocar vários hits instrumentais do momento. Ele logo foi aceito como membro do grupo.

Durante esse período, quando John estava na escola de arte, a vida de John estava melhorando com a reaproximação da sua mãe (o que diminuiu o sentimento de rejeição que ele tinha), mas, aos 17 anos, outra tragédia marca a vida de Lennon: sua mãe morreu atropelada por um policial bêbado na esquina da casa da Tia Mimi (por quem John foi criado). A rebeldia e o desequilíbrio emocional de Lennon tornam-se mais evidentes. Mas com isso ele tentou ocultar sua mágoa entregando-se ao álcool.

Os Quarrymen continuaram como antes, com John, Paul, George (todos cantores e guitarristas) e vários músicos convidados que ficavam na banda por períodos curtos. No final de 1959, o grupo tocou num festival de novos talentos realizados em Manchester, no qual usaram o nome Johnny & The Moondogs. Eles nem chegaram perto do sucesso, talvez porque os outros membros do grupo não compartilhavam o comprometimento do futuro trio Beatle.

No começo de 1960, eles conseguiram um baixista, Stuart Sutcliffe, que era o melhor amigo de John na escola de arte, além de pintor talentoso. Ele e John freqüentavam o Jacaranda, um café local administrado por Allan Williams, que tornou-se o primeiro empresário do grupo. Durante esse período, Williams indicou o Johnny and The Moondogs para um produtor londrino que empresariava vários artistas britânicos. Williams aconselhou ao grupo que mudassem urgentemente o nome da banda. Todos eram admiradores de Buddy Holly, um astro texano, que mudou o nome de sua banda de The Three Tunes para The Crickets (Os Grilos, ou algo parecido com isso). Depois de considerar e rejeitar os nomes de alguns insetos alguém sugeriu The Beetles (Os Besouros), e John sutilmente mudou a grafia do nome para Beatles, reflexo da moda de então que os identificava como um grupo beat (gíria, ´´O melhor``, ou quase isso).

No verão de 1960, Pete Best, baterista filho da Sra. Mona Best que administrava um local conhecido como The Casbah, onde os Beatles tocavam de vez em quando, se juntou ao grupo. Nessa mesma época Williams conheceu o dono de um clube em Hamburgo, na Alemanha, que já havia contratado uma banda de Liverpool e queria outra devido ao sucesso da primeira entre seus fregueses. Williams temia que os Beatles o decepcionasse mas ficou sem opção quando as outras bandas recusaram sua oferta. Assim, John, Paul, George, Stu e Pete foram para Hamburgo, o bairro onde tocavam era barra pesada: lá eles conheceram a prostituição e as drogas, que ajudavam a agüentar mais de doze horas diretas de apresentações, eles ficaram nesta cidade durante 3 meses fazendo cerca de cem shows com um repertório limitado de mais ou menos 30 canções, os cincos achavam necessário repetir as músicas várias vezes e também estendê-las com longas passagens instrumentais recheadas de solos. Mas o objetivo da banda era entreter a platéia e isso fez com que John se acostumasse a fazer palhaçadas como rolar no chão de vez em quando enquanto tocava sua guitarra. Depois de incidentes com a imigração, o grupo voltou a Liverpool sem dinheiro, mas sabendo animar um show como ninguém.

Ao final dessa estada em Hamburgo, John, Paul e George conheceram Richard Starkey (apelidado de Ringo Starr, devido ao grande número de anéis em seus dedos). Ringo era o baterista de uma outra banda, substituiu Pete Best mas só pertenceu ao grupo três anos depois.

Stuart Sutcliffe se apaixonou por Astrid Kirchherr, uma fotógrafa alemã, ficaram noivos e não retornou com os Beatles. Astrid mudou o corte de cabelo de Stuart e logo John, Paul e George adotaram penteados semelhantes, o que mais tarde se tornaria uma marca registrada Beatle.

Pelo fato de George Harrison não ter completado 18 anos de idade, não podiam tocar em night-clubs depois da meia noite. Nem por isso os Beatles ficaram parados, a administração do Cavern Club teve a idéia de shows na hora do almoço, e a partir de 1961 os Beatles passaram a ser uma atração regular da casa.

Com a saída definitiva de Stuart, Paul se tornou o baixista do grupo o que melhorou o som da banda. Ainda nessa época os Beatles gravaram seu primeiro disco, mas não foram as estrelas de seu primeiro álbum. O astro principal era um cantor e guitarrista Tony Sheridan.

Em 1961, um certo Raymond Jones perguntou para o dono de uma loja de discos, Brian Epstein, se ele tinha um compacto gravado por um grupo local conhecido como The Beatles. Brian não conhecia os Beatles mas depois desse dia ele foi ao Cavern para perguntar ao grupo que gravadora havia lançado o compacto. Ele comprou uma grande quantidade de discos, que venderam bem e logo começou a empresariar os Beatles. Brian mudou o visual dos quatro rapazes e impôs normas de comportamento no palco: não beber, não fumar, não afrouxar as gravatas, etc. Ele nunca havia sido empresário de nenhum grupo. O que mais o fascinou foi a música, o ritmo e o senso de humor dos garotos no palco, e então decidiu se arriscar a empresariá-los. Após serem rejeitados por diversas gravadoras em abril 1962 os Beatles voltaram para a Alemanha e enquanto tocavam por sete semanas no Star Club de Hamburgo , Brian Epstein conseguiu fechar contrato com uma gravadora. Quando voltaram da Alemanha, eles assinaram contrato com George Martin, chefe do selo Parlophone que pertencia a gravadora EMI, que os aconselhou a mudar de baterista. Pete Best era muito introvertido e foi bem substituído por Ringo Starr em agosto de 1962. Menos de três semanas depois, Ringo estava nos estúdios Abbey Road da EMI com seus novos parceiros. John casou-se com Cynthia Powell, com a qual tinha uma relação firme desde 1958 e que na ocasião estava grávida.

Em 11 de setembro de 1962, no estúdio 2 da Abbey Road, em Londres, os Beatles gravam sua primeira música: ´´Love me do``, uma composição de Lennon e McCartney. O 1º compacto simples foi lançado com este nome também. Um single dos Beatles. Entre uma temporada e outra, eles voltaram a Abbey Road para gravar o compacto seguinte, com outra composição no lado A . Please Please Me, que foi lançada em janeiro de 1963 e foi o primeiro grande sucesso da banda. Em fevereiro de 1963, os Beatles gravaram outras dez faixas em um único dia, que formaram a base do LP de estréia, Please Please Me, no qual foram incluídas as quatro faixar dos dois primeiros compactos. Em agosto de 1963, os Beatles lançaram o disco ´´She loves you`` que atingiu imediatamente o 1º lugar nas paradas.

Em 13 de outubro de 1963, cerca de 15 milhões de pessoas vêem a apresentação dos Beatles pela TV no show ´´Sunday Night at the London Palladiu``. Finalmente eles se tornaram notícia de primeira página e no dia seguinte centenas de jornalistas tentavam entrevistá-los. Era o começo da Beatlemania, a Inglaterra foi totalmente conquistada, mas o resto do mundo, principalmente os Estados Unidos, estavam longe de se contaminar com a febre Beatle.

Em 4 de novembro de 1963, no Royal Variete Show, em Londres, os Beatles se apresentaram para a Família Real. John, como sempre foi oportunista e com toda cara de pau disse na presença da rainha mãe e de membros da corte:´´Para a próxima música vamos pedir ajuda da platéia. As pessoas que estão nos lugares baratos, por favor, aplaudam. O resto pode chacoalhar as jóias.``
Mais tarde um segundo LP, With The Beatles, acabou com a hegemonia de trinta semanas de Please Please Me no primeiro lugar das paradas.

No começo de 1964, a Capitol Records, companhia que detinha os direitos dos Beatles nos Estados Unidos, finalmente decidiu fazer valer os seus direitos, para coincidir com a primeira excursão da banda à América. A ida para a América foi bem preparada por Brian Epstein. Antes ele foi a Nova Iorque e acertou com a gravadora Capitol uma mídia espetacular. Foram colados 6 milhões de cartazes pelos EUA:´´Os Beatles vem a``. Todos os discotecários das rádios receberam disco dos Beatles e foram distribuídos 1 milhão de jornais com 4 páginas contando a carreira do grupo.

A chegada dos Beatles aos EUA causou uma histeria nos fãs, caos no trânsito e tudo mais. Antes mesmo da 1ª apresentação, os Beatles são sucesso nos EUA. 73 milhões de telespectadores viram, no dia 9 de fevereiro de 1964, os Beatles no programa ´´The Ed Sullivan Show``.

Um tempo depois começaram a circular notícias de que os Beatles apareceriam num filme. Na volta de sua primeira excursão americana, em 2 de março de 1964, o grupo começou a trabalhar em seu primeiro longa-metragem, A Hard Day's Night (cujo título - Noite De Um Dia Difícil - Foi inspirado numa frase dita por Ringo depois de uma longa sessão de filmagens), o filme foi dirigido por Richard Lester (no Brasil este filme foi exibido com o título de ´´Os Reis do Iê Iê Iê``). Eles filmavam, compunham a trilha e excurcionavam pelo mundo. O filme é quase um documentário sobre a Beatlemania. As músicas foram compostas na França. Foi levado para o quarto deles, no Hotel George V, um piano. Entre um show e outro eles compuseram 14 novas canções.

Durante as filmagens, George Harrison conheceu sua futura esposa, a modelo Patti Boyd, que tinha um papel no filme. Ringo foi internado devido a uma amigdalite e substituído por Jimmy Nicol nos primeiros shows da primeira turnê mundial da banda. No final desse ano, Ringo voltou ao hospital para tirar as amígdalas; mais tarde, quando perguntado como se sentia, ele pôde dizer ´´I Feel Fine``(´´Eu me sinto bem``) - muito apropriadamente já que esse era o título do mais novo sucesso do grupo.

O final do ano traria mais um LP, Beatles For Sale, e foi um final de ano compensador para os Beatles, que tiveram mais de trinta compactos de sucesso nas paradas dos Estados Unidos.
Como A Hard Day´s Night foi um sucesso mundial, todos estavam ansiosos para que os Beatles fizessem outro filme. No ano seguinte, em 1965, eles começaram a trabalhar em Help!. As filmagens de Help! foram feitas em três países: Bahamas, Áustria e Inglaterra. Antes da estréia do filme, o Fab Four foram condecorados como Membros da Ordem do Império Britânico e estavam na lista de honra das comemorações do aniversário da rainha Elizabeth II. No dia 9 de fevereiro de 1965, os Beatles tocam na inauguração do Shea Stadium, em Nova Iorque. Esta é considerada, por muitos, como a melhor apresentação deles ao vivo. O estádio estava superlotado, e as fãs faziam um barulho ensurdecedor. Neste dia foi batido o recorde de público num show musical.

Durante esta outra turnê mundial, em uma viagem à Califórnia, o grupo realizou um sonho ao encontrar um de seus ídolos, Elvis Presley, pela primeira e única vez em sua casa de Bel Air.
O feito mais memorável do grupo foi uma faixa incluída no LP Help! , embora não estivesse na trilha do filme. Escrita por Paul McCartney, Yesterday foi gravada sem a participação dos outros membros do grupo - Paul cantou-a ao violão acompanhado por um quarteto de cordas.

O final de 1965 trouxe um novo álbum, Rubber Soul, que foi lançado em 3 de dezembro de 1965. Esse ano ficou marcado pela última turnê britânica dos Beatles, da qual também fazia parte o último show em Liverpool.

As coisas começaram a dar totalmente errado no começo de julho. Durante uma visita às Filipinas, o grupo deu sorte de escapar abalado, e não ferido, de uma manifestação de repúdio feita por um grande grupo ofendido pelo fato de eles não terem comparecido a um almoço com o presidente Ferdinand Marcos e sua esposa Imelda. No final desse mesmo mês, uma revista americana publicou a entrevista de John Lennon para Maureen Cleave, a qual John dizia: ´´O Cristianismo vai passar. Vai se encolher até sumir. Não preciso discutir isso, sei que estou certo. Neste momento, somos mais populares que Jesus Cristo``, e, dois dias depois que chegou às bancas, os céus em toda a América do Norte ficaram iluminados com a Luz das fogueiras públicas feitas com os discos do quarteto de ´´pecadores``. Esse foi um problema sério, e continuou a avançar até que John pediu desculpas publicamente na TV americana. Depois dessa confusão o grupo pôde realizar os shows agendados que seriam os últimos nos Estados Unidos.

Os Beatles estavam saturados das turnês. Eles cantavam fora de tom, atravessavam o ritmo e muitas vezes faziam mímica por não conseguirem se ouvir, tal o barulho que a platéia fazia.
A última apresentação ao vivo foi em São Francisco, no Candlestick Park, no dia 29 de agosto de 1966.

Assim que começou esta última turnê americana, um novo álbum, Revolver, foi lançado. Este disco marcou o começo de uma mudança estilística, em direção ao estilo psicodélico da moda.

Na volta à Inglaterra, os Beatles começaram a trabalhar separadamente em projetos que não envolviam nenhum dos outros membros do grupo. Estas atividades distintas deflagraram rumores de que os Beatles estavam separando-se. Os boatos foram desmentidos por Paul McCartney.

Em novembro de 1966 John conheceu a japonesa Yoko Ono pouco antes de trabalhar naquele que seria considerado seu melhor disco.
Em junho de 1967, sai o LP Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, considerado ainda por muitos como o melhor LP já lançado em todos os tempos. O disco incluía canções que se tornariam mundialmente famosas, entre elas estão With A Little Help From My Friends, Lucy In The Sky With Diamonds (muitos afirmaram que ela fala sobre os efeitos do LSD, e traz o nome da droga nas iniciais da música, fato sempre desmentido por seu autor, John Lennon, que várias vezes sustentou que ela foi inspirada num desenho de seu filho Julian) e A Day In The Life (que foi proibida pela BBC, pois um verso que diz turn you on - te ligar - foi interpretado como apologia às drogas).

No dia 25 de junho de 1967, os Beatles foram convidados para participar do primeiro programa de TV (Our World) a ser transmitido, via satélite, para todo o planeta, e nele iriam tocar uma canção inédita para uma audiência estimada em 400 milhões de pessoas. Telespectadores em todo o mundo ouviram All You Need Is Love simultaneamente, uma canção mais que apropriada para o período da história que ficou conhecido como o Verão do Amor e se tornou o hino da geração hippie que surgia.

Daí em diante as coisas começaram a dar errado outra vez. Brian Epstein preocupado com a possibilidade de a banda não renovar o contrato com ele, foi encontrado morto em seu apto. londrino, aparentemente devido a uma overdose acidental de pílulas para dormir.

O LP Magical Mistery Tour representa o topo da onda psicodélica. A começar pelo filme que foi feito e deu origem ao LP. Porém, as músicas são quase tão extraordinárias para época (e até hoje em dia) quanto foram as músicas do Sgt. Pepper´s. Paul McCartney teve a idéia de que o grupo poderia dirigir um especial de TV, Magical Mistery Tour, foi ao ar em 26 de dezembro de 1967, num canal recém-aberto que tinha pouca audiência. O programa foi um fracasso, super criticado por ser incompreensível e auto-indulgente, e dele só salvavam as canções.

Em julho de 1968, estreou Yellow Submarine, um desenho animado com músicas dos Beatles. Outro álbum lançado nesse mesmo ano foi o White Album, um duplo que trazia canções diversificadas como While My Guitar Gently Weeps (de Harrison), Ob-La-Di, Ob-La-Da (de McCartney) e Happiness Is A Warm Gun (de Lennon). Estava claro que o grupo, especialmente Lennon e McCartney, não mais trabalhavam em harmonia; durante as gravações, Ringo de fato deixou a banda, embora tenha voltado quando sua saída passou a ser de domínio público.

Antes do álbum branco ser lançado, no entanto, foram lançados os dois primeiros trabalhos-solo dos Beatles: Wonderwall (de Harrison) e Two Virgins (de Lennon e Yoko). O lançamento desses discos coincidiu com o distanciamento de Lennon e McCartney. O projeto seguinte foi um documentário sobre as gravações de um novo disco. Embora tenha gerado duas novas e inesquecíveis canções, este foi abandonado e retomado apenas quando o grupo estava agonizando. Um desses clássicos era Get Back, gravado no teto do prédio da Apple na Savile Row, as ruas em torno do prédio ficaram congestionadas. Uma grande multidão, na porta do prédio da Apple e nos prédios vizinhos, tentam saber o que estava ocorrendo. Os Beatles tocam quatro músicas e são interrompidos pela polícia, que acabou com o improvisado concerto.

Em novembro de 1969, os Beatles lançam Abbey Road, que embora fosse lançado antes de Let It Be, é o ultimo disco dos Beatles. Era a última vez que os quatro se encontrariam no velho estúdio da Abbey Road para um trabalho. Por ironia, este disco teve o nome do lugar onde eles gravaram o 1º disco, onde tudo tinha começado. Considerado uma volta ao velho estilo depois do fragmentado álbum duplo. Abbey Road também se tornou notável por incluir duas belas canções de George Harrison: Something, que foi lançada como compacto e se tornou um grande sucesso, e Here Comes The Sun.

Abbey Road foi um triunfo num ano tenso. Mas estava claro que o sonho estava chegando ao fim. No LP Abbey Road, tocas as músicas tinham um intervalo curto de tempo e ao fim desta seqüência, vem um longo intervalo mudo antes da música The End , cujo um de seus versos dizem: ´´E no fim, o amor que você recebe, é igual ao amor que você faz.``

No dia 10 de abril de 1970, Paul McCartney anuncia que não iria mais tocar com os três companheiros. É o fim dos Beatles.
´´Todos nós crescemos um pouco, houve uma mudança, estamos menos reprimidos. Mas na verdade, o jogo continua o mesmo. Eles continuam fazendo o mesmo tipo de coisas, vendem armas para a África do Sul, matam negros nas ruas, o povo continua vivendo miseravelmente, no meio dos ratos, tudo continua igual. Dá vontade de vomitar. Eu acordei para isso também. O sonho acabou. As coisas continuam como eram, com a diferença que eu estou com 30 anos e uma porção de gente usa cabelos compridos. Só isso.`` (John Lennon - 1970)

Em maio de 1970, o último LP a ser lançado foi Let It Be. Simultaneamente estreou o filme Let It Be, que foi recebido friamente, fato antecipado pelos já ex-membros do grupo, que não compareceram à estréia oficial. Foi a saída de Paul McCartney da banda que provocou o maior desânimo entre os fãs e os outros do Beatles, pois ele insistiu em lançar seu álbum-solo dias antes do aguardado Let It Be. De fato, os outros membros do grupo tinham poucos motivos para provocar polêmicas, pois era óbvio que os Beatles haviam terminado, embora a atitude de Paul tenha sido erroneamente considerada como responsável pela separação.
No dia 8 de dezembro de 1980, em frente ao edifício Dakota (onde Lennon morava), em Nova Iorque, ocorreu uma derradeira tragédia para os fãs dos Beatles: John Lennon foi assassinado por Mark Chapman que era um dito fã que, dias antes havia sido fotografado recebendo um autógrafo de Lennon e num segundo encontro rápido com o ex-Beatle na porta do Edifício Dakota, ele disparou cinco tiros em Lennon sem nenhum motivo aparente. Ele seguia o ídolo há anos, assistiu a todos os concertos que pode, a TV inglesa até conseguiu identificá-lo em meio ao público de um show beneficente que Lennon fazia em 1975, em Nova Iorque.

Foi o fim de uma era. Nunca mais Paul, George e Ringo teriam de responder à pergunta que mais lhes era feita - quando os Beatles irão reunir-se para fazer um novo disco? Os Beatles foram o maior grupo de rock que o mundo já viu. O que eles fizeram ainda está por ser igualado, quanto mais superado.


Rádio UNIFEV FM - Esta Rádio Pega!!!
01/06/2004 - 11h45min
imprimir
 
 
  3 Doors Down
  AC/DC
  Aerosmith
  Alanis Morissette
  Alice in Chains
  Angra
  Arnaldo Baptista
  Audioslave
  Avril Lavigne
  B-52’s
  Barão Vermelho
  Biquíni Cavadão
  Black Sabbath
  Blink-182
  Blur
  Bob Dylan
  Bruce Springsteen
  Camisa de Vênus
  Capital Inicial
  Charlie Brown Jr.
  Chico Science e Nação Zumbi
  Coldplay
  CPM 22
  Detonautas Rock Clube
  Dire Straits
  Duran Duran
  Eminem
  Evanescence
  Faith No More
  Foo Fighters
  Green Day
  Guns n' Roses
  Heart
  Information Society
  Ira!
  Jack Johnson
  Jota Quest
  Kiss
  Legião Urbana
  Linkin Park
  Los Hermanos
  Magazine
  Metallica
  Midnight Oil
  Mutantes
  Nando Reis
  Nirvana
  O Rappa
  Oasis
  Patu Fu
  Pearl Jam
  Pink Flyd
  Pitty
  Pixies
  Plebe Rude
  R.E.M
  Raimundos
  Ramones
  Raul Seixas
  Red Hot Chili Peppers
  Rush
  Siouxsie And The Banshees
  Skank
  Skid Row
  System of a Down
  Talking Heads
  The Beatle
  The Clash
  The Cure
  The Deep Purple
  The Doors
  The Police
  The Smashing Pumpkins
  Tihuana
  Tina Turner
  U2
  Ultraje a Rigor

RÁDIO UNIFEV FM - Fundação Rádio Educacional de Votuporangas
Rua Pernambuco, 4196 - (17) 3405 9996 - CEP 15500-006