HOME
RADIO UNIFEV
TORPEDO
PROGRAMAÇÃO
BANDAS
INTERNOTAS
RÁDIO AO VIVO
ESTÁGIOS E EMPREGOS
CIBER UNIFEV
CONTATO
Ouvidoria

 
 

:: Bruce Springsteen

Bruce Frederick Joseph Springsteen nasceu em Freehold, New Jersey, Estados Unidos, no dia 23 de setembro de 1949. Filho de Adete e Douglas Springsteen, começou a se interessar pela música muito cedo, tendo como um de seus maiores ídolos o rei Elvis Presley.

Em 1965, a convite do namorado de sua irmã, Bruce começa a tocar guitarra na banda The Castiles e entra de vez para o mundo da música, contrariando os sonhos de sua mãe que queria que ele fosse escritor e de seu pai, que queria que ele fosse advogado para ter uma vida melhor. Mas a banda duraria menos de um ano.

Nos anos que se seguiram Bruce continuou investindo em novos projetos e outras bandas, mas nenhuma deu muito certo, tendo sempre curta duração, não chegavam a conseguir grande reconhecimento na mídia.

Até que em 1971 formou a ‘Dr.Zoom & the Sonic Boom’, que também teve curta duração, mas que lhe trouxe bastante experiência, pois com essa banda Bruce trabalhou com diferentes músicos, provavelmente tentando encontrar o seu caminho. E isso não demoraria a acontecer.

No ano seguinte nasce ‘E Street Band’, mas sua formação ainda não estava definida. A essa altura Springsteen já tocava sozinho em bares, foi quando conheceu Mike Appel, que se tornaria o seu manager.

Foi Mike Appel quem conseguiu uma audição de Bruce com o AR da CBS/Columbia, John Hammond.

Hammond gostou tanto do som de Bruce que na mesma hora marcou uma outra audição para Bruce, mas dessa vez com os ‘grandes’ da Columbia. A audição deu super certo, e Springsteen assina um contrato para dez álbuns com a CBS.

E finalmente em 1973 o seu primeiro álbum, "Greetings From Asbury Park, N.J.", chega às lojas, mas não teve uma grande receptividade e não foi nenhum sucesso de vendas, apesar de ter feito uma pequena turnê de divulgação e de estar, junto com a ‘E Street Band’, fazendo algumas primeiras partes dos concertos dos ‘Chicago’.

No mesmo ano Bruce grava o seu segundo álbum "The Wild, the Innocent & the E Street Shuffle", que também não teve as vendas desejadas, mas seus espetáculos ao vivo são considerados ótimos bela critica. Mas foi só em 74 que o nome Bruce Springsteen começa a ser reconhecido na música, isso por conta do sucesso de seu terceiro álbum, o "Born to Run". Em 1977 Bruce lança "Darkness on The Edge of Town".

Três anos mais tarde Bruce lança o seu álbum de maior sucesso, "The River" atingiu o primeiro lugar na lista dos mais vendidos e a música "Hungry Heart torna-se o primeiro single de Bruce a entrar para o Top 10 da Billboard.

Mas foi só em 1984 que Springsteen alcançou finalmente o reconhecimento mundial. Ao lado da ‘E Street Band’ ele lança o álbum "Born in The U.S.", que vende milhões de cópias e se mantém na lista dos mais vendidos por mais de dois anos.

Em setembro daquele mesmo ano, durante a campanha presidencial americana, Ronal Reagan fez um discurso oportunista, onde mencionou o nome de Springsteen. Dias mais tarde num concerto em Pittsburgh, Bruce respondeu com palavras amargas ao futuro presidente americano. Foi a primeira vez que o músico demostrou suas tendências políticas, o que se tornou uma marca sua. Durante as últimas eleições presidenciais nos EUA, Bruce declarou, constantemente, ser contra George W. Bush, e organizou uma pequena turnê, ao lado de outros músicos, que fazia uma campanha contra o candidato.

Bruce continua com sua carreira de sucesso, sempre lançando novidades, em 1990 grava o primeiro álbum sem a ‘E Street Band’, que só voltará a se juntar em 1998, quando gravam "18 Tracks".

Como prova do reconhecimento de seu trabalho, em 1999 ele é incluído no Hall da Fama do Rock.

O novo milênio chega e Springsteen continua sempre em destaque. Em 2001, devido aos atentados de 11 de setembro, o músico se solidariza e se envolve em diversas companhas humanitárias. No ano seguinte volta a gravar com a ‘E Street Band’, dessa vez inspirado nos acontecimentos de 11 de setembro.

Em 2003, mais uma prova do reconhecimento de seu trabalho, na 45ª edição do Grammy, Bruce é indicado em cinco categorias e volta para casa com três prêmios.

Já em 2004 o astro também não teve muito tempo para descansar, durante todo o ano aproveitou para participar de muitas entrevistas, participar de concertos e iniciativas beneficentes. Em setembro foi lançado uma compilação intitulada "Songs and Artists That Fahrenheit 9/11", organizada por Michael Moore, em que a versão de Bob Dylan "Chimes of Freedom", interpretada ao vivo por Bruce, foi a de maior destaque.

Além de se envolver em campanhas beneficentes, Bruce também foi peça chave em campanhas políticas. Foi ele quem organizou a "Voto For Change Tour", uma mini-turnê que reuniu diversos artistas com o objetivo de tentar o sistema político atual norte-americano e consequentemente o seu presidente, George W. Bush. Apesar do empenho, o objetivo não foi conseguido, apesar de dias antes das eleições a 2 de novembro, Bruce ter participado ativamente na campanha ao lado do candidato John Kerry.

Sempre original e disposto a lutar pelos seus ideais, Bruce Springsteen é um exemplo de artista bem engajado e antenado nas realidades e necessidades globais.


Rádio UNIFEV FM - Esta Rádio Pega!!!
25/04/2005 - 11h26min
imprimir
 
 
  3 Doors Down
  AC/DC
  Aerosmith
  Alanis Morissette
  Alice in Chains
  Angra
  Arnaldo Baptista
  Audioslave
  Avril Lavigne
  B-52’s
  Barão Vermelho
  Biquíni Cavadão
  Black Sabbath
  Blink-182
  Blur
  Bob Dylan
  Bruce Springsteen
  Camisa de Vênus
  Capital Inicial
  Charlie Brown Jr.
  Chico Science e Nação Zumbi
  Coldplay
  CPM 22
  Detonautas Rock Clube
  Dire Straits
  Duran Duran
  Eminem
  Evanescence
  Faith No More
  Foo Fighters
  Green Day
  Guns n' Roses
  Heart
  Information Society
  Ira!
  Jack Johnson
  Jota Quest
  Kiss
  Legião Urbana
  Linkin Park
  Los Hermanos
  Magazine
  Metallica
  Midnight Oil
  Mutantes
  Nando Reis
  Nirvana
  O Rappa
  Oasis
  Patu Fu
  Pearl Jam
  Pink Flyd
  Pitty
  Pixies
  Plebe Rude
  R.E.M
  Raimundos
  Ramones
  Raul Seixas
  Red Hot Chili Peppers
  Rush
  Siouxsie And The Banshees
  Skank
  Skid Row
  System of a Down
  Talking Heads
  The Beatle
  The Clash
  The Cure
  The Deep Purple
  The Doors
  The Police
  The Smashing Pumpkins
  Tihuana
  Tina Turner
  U2
  Ultraje a Rigor

RÁDIO UNIFEV FM - Fundação Rádio Educacional de Votuporangas
Rua Pernambuco, 4196 - (17) 3405 9996 - CEP 15500-006