HOME
RADIO UNIFEV
TORPEDO
PROGRAMAÇÃO
BANDAS
INTERNOTAS
RÁDIO AO VIVO
ESTÁGIOS E EMPREGOS
CIBER UNIFEV
CONTATO
Ouvidoria

 
 

:: Nirvana

O Nirvana surgiu no fim de 1987 com a união dos amigos Kurt Donald Cobain, Krist Novoselic e Aaron Burckhard. Já no início de 1988, o produtor Jack Endino tomou conhecimento da banda ajudando-os a produzir algumas fitas demo com as quais convenceu seu amigo Jonathan Poneman, da gravadora Sub Pop, a firmar um contrato. Isso rendeu ao grupo a gravação do single com a música Love Buzz. O single vendeu bem, principalmente devido ao fato de o Nirvana já possuir um público fiel, formado nas famosas e incendiárias apresentações da banda em Olympia e Seattle. Empolgada com o sucesso, a Sub Pop resolve arriscar e investir em um álbum para o trio, além de promover um grande esquema de divulgação para eles. Sai então o álbum intitulado "Bleach" que foi lançado em junho de 1989 .O disco vende cerca de 35.000 cópias. Em setembro de 1990 Dave Grohl da banda de hardcore Scream., entra no grupo para substituir o baterista Aaron Burckhard. Estava pronta a formação de sucesso da banda.

Em uma das várias apresentações, o Nirvana chamou a atenção de um executivo da gravadora Geffen. E EM 1991, Aconselhados pelos amigos do Sonic Youth, assinaram um contrato com a nova gravadora e lançaram Nevermind. Esse disco que tinha previsão inicial de vendas de 100 mil cópias, já atingiu hoje a marca de 10 milhões de cópias vendidas. Enquanto saíam em turnê pela Europa, o clip da música Smells Like A Teen Spirit fazia sucesso na MTV. No início de 1992 o trabalho chegou ao topo da parada da Billboard.  Nesse período, Kurt mostra-se incapaz de suportar o sucesso e o seus antigos problemas com as drogas voltam a atrapalhar sua carreira e o seu relacionamento com as pessoas próximas, a ponto de ser diagnosticado como maníaco-depressivo, com fortes tendências suicidas. Em dezembro de 1992, saiu a coletânea "Incesticide". A rotina do Nirvana continuava: shows lotados, entrevistas, matérias em revistas, em jornais e em programas de televisão eram o dia-a-dia do tri. Já ao vivo, a banda insiste em não mudar sua imagem, sempre usando as roupas rasgadas e velhas além de protagonizar as já costumeiras seções de quebra-quebra de instrumentos.

Em 1993, a banda volta aos estúdios para a gravação de um novo disco. Kurt continua tendo recaídas e chega a ser internado por overdose de heroína, mas mesmo assim, "In Utero" é finalmente lançado. Mesmo não repetindo o estrondoso sucesso de Nevermind, o álbum foi muito bem recebido tanto pela crítica como pelo público. A banda parte para mais uma exaustiva turnê em outubro, contando com a ajuda do guitarrista Pat Smear (ex-Germs) e ainda gravam um show acústico para a MTV, em novembro. Esse show foi certamente o último grande momento da carreira do Nirvana. Após mais algumas apresentações, a banda decide dar um tempo para que Kurt pudesse se recuperar do vício das drogas. Porém, em abril de 1994, o mundo fica chocado com uma triste notícia: Kurt Cobain havia se suicidado com um tiro na cabeça. Seu corpo foi encontrado 4 dias após o ocorrido e segundo os médicos, havia heroína em quantidade suficiente no seu organismo para matá-lo, mesmo que ele não tivesse atirado contra sua cabeça.

Com o fim do Nirvana, Dave Grohl passou um tempo em silêncio, e hoje em dia é o guitarrista e vocalista da banda, Foo Fighters. Ele já gravou varios discos de bastante sucesso. Krist Novoseliv ficou mais tempo longe da música e somente em 97 ele resolveu levar adiante sua nova banda, o Sweet 75, que conta com uma vocalista que canta em espanhol e músicas bem mais ecléticas e variadas do que na época de Nirvana. Dave e Krist lançaram no final de 1994 o disco "Unplugged in New York", que contém a histórica apresentação do Nirvana em formato acústico para a MTV. E em 1996, saiu um registro ao vivo do grupo, chamado "The Muddy Banks of the Wishkah", que possui os maiores sucessos do grupo gravados em vários shows de diferentes lugares. Em 2002, a faixa inédita "You Know You’re Right" foi lançada na coletânea "Nirvana" e bastante executada nas rádios. O baterista Dave Grohl disse que ainda há muito material inédito do Nirvana para ser explorado, mas não se sabe quando os fãs terão acesso a essas raridades.

Finalmente em 2004 os fãs da banda ganharam de presente uma caixa especial do Nirvana, intitulada “With The Lights Out”. O box resgata a carreira da banda, trazendo três CDs, com 81 músicas, além de 13 composições inéditas, versões alternativas e outras raridades. “With The Lights Out” traz ainda um DVD com imagens do Nirvana em ensaios, no palco e, gravações com inúmeros bateristas, como Dale Craver, dos Melvis. Ainda em 2004, um dos discos mais importantes da carreira do Nirvana, o álbum “Nevermind”, de 1991, ganhou uma versão em documentário. Produzido pela Classic Álbuns, o filme reúne videoclipes, entrevistas e curiosidades sobre cada faixa do disco. 

 


Rádio UNIFEV FM - Esta Rádio Pega!!!
15/12/2005 - 15h53min
imprimir
 
 
  3 Doors Down
  AC/DC
  Aerosmith
  Alanis Morissette
  Alice in Chains
  Angra
  Arnaldo Baptista
  Audioslave
  Avril Lavigne
  B-52’s
  Barão Vermelho
  Biquíni Cavadão
  Black Sabbath
  Blink-182
  Blur
  Bob Dylan
  Bruce Springsteen
  Camisa de Vênus
  Capital Inicial
  Charlie Brown Jr.
  Chico Science e Nação Zumbi
  Coldplay
  CPM 22
  Detonautas Rock Clube
  Dire Straits
  Duran Duran
  Eminem
  Evanescence
  Faith No More
  Foo Fighters
  Green Day
  Guns n' Roses
  Heart
  Information Society
  Ira!
  Jack Johnson
  Jota Quest
  Kiss
  Legião Urbana
  Linkin Park
  Los Hermanos
  Magazine
  Metallica
  Midnight Oil
  Mutantes
  Nando Reis
  Nirvana
  O Rappa
  Oasis
  Patu Fu
  Pearl Jam
  Pink Flyd
  Pitty
  Pixies
  Plebe Rude
  R.E.M
  Raimundos
  Ramones
  Raul Seixas
  Red Hot Chili Peppers
  Rush
  Siouxsie And The Banshees
  Skank
  Skid Row
  System of a Down
  Talking Heads
  The Beatle
  The Clash
  The Cure
  The Deep Purple
  The Doors
  The Police
  The Smashing Pumpkins
  Tihuana
  Tina Turner
  U2
  Ultraje a Rigor

RÁDIO UNIFEV FM - Fundação Rádio Educacional de Votuporangas
Rua Pernambuco, 4196 - (17) 3405 9996 - CEP 15500-006