HOME
RADIO UNIFEV
TORPEDO
PROGRAMAÇÃO
BANDAS
INTERNOTAS
RÁDIO AO VIVO
ESTÁGIOS E EMPREGOS
CIBER UNIFEV
CONTATO
Ouvidoria

 
 

:: Black Sabbath

A história do Black Sabbath começou quando Ozzy Osbourne cansou de levar porradas como boxeador em Birmingham, na Inglaterra, e resolveu montar uma banda com o amigo Terry "Geezer" Butler (baixista). Bill Ward (baterista) e Tony Iommi (guitarrista) foram recrutados de uma banda local, a Mythology.
O nome da banda, inicialmente, era Polka Tulk e os caras tocavam blues. Por sugestão de Bill Ward, a banda logo mudou seu nome para Earth e passou a fazer mini-turnês pela Europa.
Como já havia um grupo chamado Earth, os caras adotaram um nome bem mais presença: Black Sabbath. Em 1970, eles lançaram o primeiro disco, que leva o nome da banda.
O álbum custou apenas 600 libras e demorou três dias para ser gravado. Seu impacto, no entanto, foi imediato: ficou entre os dez mais da parada inglesa, dividindo as atenções com The Who ("Live At Leeds") e Beatles ("Let It Be").
No ano seguinte foram lançados os discos "Paranoid" e "Masters Of Reality". 
Em 1972, já saboreando o gosto do sucesso, Ozzy e companhia lançaram "Black Sabbath Vol. 4", trazendo a famosa balada "Changes".
Em 1973, saiu "Sabbath Bloody Sabbath". Já em 1975 foi a vez de "Sabotage", com músicas psicodélicas falando sobre o lado negro da vida.
A partir de 1976, o Black Sabbath caiu um pouco no conceito da galera com o álbum "Technical Ecstasy". O som desse disco foi um pouco diferente dos demais, pois Tony Iommi fez questão de colocar algumas cordas e sopros, para desespero de Ozzy.
Ozzy saiu do Sabbath em 1977 e foi substituído por Dave Walker, ex-Savoy Brown e Fleetwood Mac. Voltou para gravar "Never Say Die" e abandonou os colegas de vez em 1979. 
A partir daí, o Sabbath virou a casa da mãe Joana, com idas e vindas de vários integrantes.
Ronnie James Dio entrou para o grupo em 1980 e gravou o bem sucedido "Heaven And Hell". Durante a turnê de divulgação do LP, o Sabbath perdeu Bill Ward. No seu lugar entrou Vinnie Appice. 
Com o lançamento de Mob Rules" (1981) e "Live Evil" (1983) Tony Iommi e Geezer Butler perceberam que Dio estava se aproveitando do sucesso da banda para fazer carreira solo. Então, os dois decidiram chutar o cara do Sabbath.
Foi aí que Ian Gillan e Bill Ward entraram na banda e gravaram "Born Again" (1984). Gillan ficou muito pouco no Sabbath porque o Deep Purple voltou à ativa. Geezer Butler foi tocar com Ozzy.
Nessa época, o Black Sabbath se resumia a Tony Iommi e seus convidados. "Seventh Star" (1986) teve Glen Hugles (ex-Deep Purple) nos vocais, o baixista Dave Spitz e o baterista Eric Singer. 
Em "The Eternal Idol" (1987), Tony Martin entrou no lugar de Hugles. A banda ainda contou com a colaboração de Cozy Powell (baterista) e Neil Murray (baixo). 
Em 1992, Geezer Butler, Dio e Vinnie Appice voltaram ao Sabbath. O grupo tocou no Brasil, lançou "Dehumanizer" e se reuniu para a despedida de Ozzy dos palcos. Dio e Appice não curtiram a idéia e deixaram a banda. Sem os dois, Tony Iommi chamou Tony Martin e o baterista Bobby Rondinelli, ex-Rainbow. Geezer Butler caiu fora de novo e foi substituído por Neil Murray. O álbum "Forbidden" saiu em 1995.
Em março de 1997 rolou o que todos os fãs do Sabbath sempre sonharam: a reunião dos integrantes originais da banda: Ozzy Osbourne, Geezer Butler, Tony Iommi e Bill Ward.
A banda, então, lançou o álbum "Black Sabbath Reunion", uma coletânea que traz músicas ao vivo e duas faixas inéditas ("Psycho Man" e "Selling My Soul"). O Sabbath fez uma extensa turnê mundial e se despediu da galera em grande estilo. 
Ozzy agora dá continuidade à sua carreira solo.


 


Rádio UNIFEV FM - Esta Rádio Pega!!!
08/05/2006 - 17h27min
imprimir
 
 
  3 Doors Down
  AC/DC
  Aerosmith
  Alanis Morissette
  Alice in Chains
  Angra
  Arnaldo Baptista
  Audioslave
  Avril Lavigne
  B-52’s
  Barão Vermelho
  Biquíni Cavadão
  Black Sabbath
  Blink-182
  Blur
  Bob Dylan
  Bruce Springsteen
  Camisa de Vênus
  Capital Inicial
  Charlie Brown Jr.
  Chico Science e Nação Zumbi
  Coldplay
  CPM 22
  Detonautas Rock Clube
  Dire Straits
  Duran Duran
  Eminem
  Evanescence
  Faith No More
  Foo Fighters
  Green Day
  Guns n' Roses
  Heart
  Information Society
  Ira!
  Jack Johnson
  Jota Quest
  Kiss
  Legião Urbana
  Linkin Park
  Los Hermanos
  Magazine
  Metallica
  Midnight Oil
  Mutantes
  Nando Reis
  Nirvana
  O Rappa
  Oasis
  Patu Fu
  Pearl Jam
  Pink Flyd
  Pitty
  Pixies
  Plebe Rude
  R.E.M
  Raimundos
  Ramones
  Raul Seixas
  Red Hot Chili Peppers
  Rush
  Siouxsie And The Banshees
  Skank
  Skid Row
  System of a Down
  Talking Heads
  The Beatle
  The Clash
  The Cure
  The Deep Purple
  The Doors
  The Police
  The Smashing Pumpkins
  Tihuana
  Tina Turner
  U2
  Ultraje a Rigor

RÁDIO UNIFEV FM - Fundação Rádio Educacional de Votuporangas
Rua Pernambuco, 4196 - (17) 3405 9996 - CEP 15500-006